07 January 2007

Numa Casa Portuguesa I - A família Almeida

"-Oh Rosa.... ROSA.... Oh Rosita...
- Que é queres Zé António? É preciso tares aos berros??"

Dona Rosa surge na sala, de avental vestido, com as mãos ainda cheias de farinha, das pataniscas que estava a fritar...

"-Oh Rosita traz-me aí uma cervejola...
-Deus nosso Senhor cortou-te as mãos ou as perninhas pra não poderes vir até à cozinha?"

Dona Rosa volta para a sua bancada, praguejando em surdina, enquanto Zé António relamava para a TV as suas lamúrias...

"-Oh Homem... Vai xamar os miudos... Tenho o arroz de feijão já feito e as pataniscas tão quase fritas..."

Zé António levanta-se vagarosamente do seu sofá e dirige-se em passo muito lento para o jardim do bairro...

"-Cátia Vánessa.... Luis Pedro.... Sandra Sofia.... Vamos almoçar que a vossa mãe já tá com os azeites..."

Os três irmãos de 19, 17 e 16 anos surgem em casa, atrás do pai... Da cozinha surge a voz um pouco irritada da matriarca...

"-Sandra Sofia! Cátia Vánessa! Ponham a mesa... Daqui a nada comem esta porra fria e depois dizem que não gostam...
-Oh Rosita é preciso tares assim?
-Cala-te Zé António... Se não tivesses passado a manhã com o cu colado ao sofá e me tivesses ajudado mais..."

Os cinco sentam-se à mesa e começam o seu almoço de domingo. O silêncio reina na refeição, só quebrado pela televisão que teimava em anunciar as desgraças do mundo.

"-Rosa... Tens tido notícias da tua irmã?
- Fodasse tinhas que me estragar o domingo... Não me fales dessa gaja...."

5 comments:

Bruno Moutinho said...

É, sem dúvida, uma família portuguesa, numa casa portuguesa, "com certeza". Realmente a rosita, na realidade iria dizer aquela palavra feia começada por "p", mas acho que fizes-te bem em optar por gaja.
Infelizmente esse é o panorama de muitas casas portuguesas, de muitas famílias de mente submersa na escuridão.
Gostei do post.

Danone said...

lol ahahah ta fixe um bocadp exagerado n? mas é a familia portuguesa :] ahahah

Nobody's Bitcho said...

Familia simpatica, esta :}

Ragof said...

LOLOL
q familia lol
espero q a minha não vire assim
(se bem q não falta muito) lolol

Bruno, o magnotico said...

Não está mau... Aguardo o resto!

Só falta é rever alguns erros :P

Esta net faz-nos mal lolol